sábado, 26 de março de 2016

Macro para gerar barra de progresso no LibreOffice IMpress


www.dicas-l.com.br

Colaboração: Leonardo Barichello

Esses dias me peguei querendo fazer uma barra de progresso em uma apresentação de slides ao invés de usar o clássico (número do slide)/(total de slides).
Algumas buscas na internet depois, encontrei uma macro que prometia fazer o trabalho. Depois de ler o código-fonte, fiz alguns acréscimos e agora a macro tem uma janela de diálogo para configuração de características básicas, como cor da barra e posição.
O código está disponível em: https://github.com/dasaki/Impress-Progress-Bar
Depois de baixar o zip e descompactar o conteúdo, abra o
LibreOffice ➛ menu Ferramentas ➛ Macros ➛ Organizar macros ➛ LibreOffice Basic ➛ Organizador ➛ Libraries ➛ Importar
e selecione um dos arquivos visíveis na pasta onde você descompactou.
Quando a apresentação estiver finalizada, vá no menu
Ferramentas ➛ Macros ➛ Executar Macro
encontre a opção ProgressBar e clique em Executar. A macro criará retângulos na base ou topo de cada slide com tamanho proporcional a porcentagem da apresentação já decorrida. Você pode editar esses retângulos como preferir após rodar a macro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário