quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ASL.Org lança campanha de doação para realizar o FISL17

http://www.linuxmagazine.com.br/


A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.
A Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

A instituição existe há 12 anos e, além do FISL, é responsável por operacionalizar iniciativas como o Projeto Software Livre Brasil, Conexões Globais, Oficina de Inclusão Digital e Participação Social (OID) e Rádio e TV Software Livre.

A ASL também faz a representação legal e formal de diversas comunidades e coletivos que precisam de uma personalidade jurídica para realizar atividades que promovam o conhecimento livre.

O objetivo da campanha é atingir mil doações para a manutenção das ações e projetos da entidade. Para estimular as contribuições, as pessoas que contribuírem com R$ 170,00 (cento e setenta reais) recebem uma camiseta oficial do FISL e um ingresso de cortesia para o evento. É possível também destinar o ingresso para um fundo voltado a estudantes de escolas públicas.

Acesse o sistema unificado da ASL para fazer sua doação.


<< http://segue.fisl17.softwarelivre.org >>

ZABBIX 3.0, VIRANDO A PÀGINA NA EVOLUÇÂO DO MONITORAMENTO

Colaboração: Luciano Alves
Data de Publicação: 17 de fevereiro de 2016

www.dicas-l.com.br

Estamos anunciando a liberação do Zabbix 3.0, com um desempenho sem precedentes e uma gama de novas funcionalidades.
16 de Fevereiro 2016

Ganhos com o uso do Zabbix

Os criadores do Zabbix, um obstinado software open source criado para monitorar milhões de métricas de ambientes de TI, anunciaram hoje a liberação do Zabbix 3.0, um grande avanço em termos de desempenho e usuabilidade, apresentando uma interface melhorada e múltiplos recursos em um pacote único. O Zabbix atua para garantir de que seu negócio rode tranquilamente, remedianto os desastres e prevenindo os enormes custos de indisponibilidade quando problemas inesperados afetam os serviços da sua empresa.
Guiado pela inovação o Zabbix é largamente utilizado em diversos setores da economia, desenhado para atender desde ambientes pequenos aos mais complexos, serviços na nuvem e até mesmo aplicações desenvolvidas para a Internet das Coisas (IoT) com possibilidades, virtualmente, ilimitadas para a coleta de dados na rede.
O Zabbix 3.0 tem um desempenho além do esperado em todos os aspectos e agora está mais seguro do que nunca, com a adição dos benefícios da criptografia, para manter seus dados em segurança. Nós aumentamos a eficiência e facilitamos a experiência do usuário graças ao novo desenho do frontend. Estar no controle da sua rede nunca pareceu tão agradável , relata Alexei Vladishev, fundador e CEO da Zabbix SIA, com mais de 15 anos de experiência na liderança e de envolvimento com a plataforma.
Juntamente com a coleta de dados, o Zabbix 3.0 disponibiliza funcionalidades de visualização, como gráficos em tempo real, dashboards e mapas, bem como uma grande flexibilidade de análize dos dados com o objetivo de permitir alertas amplamente configuráveis.
Você pode ficar tranquilo e estar um passo a frente dos problemas com o trend prediction que está integrado ao Zabbix 3.0. Por exemplo, simplesmente analisando o crescimento do uso do storage e projetando quando o espaço disponível será totalmente ocupado, e ser notificado utilizando as funcionalidades já exisitentes, evitando problemas críticos.
Efetue integrações eficientes com qualquer outro metódo de notificação, incluindo a criação automática de tickets em ferramentas de service desk, efetue escalonamentos para grupos e ou tecnicos especialistas, efetue a administração ou até mesmo execute ações que podem resolver o problema sem qualquer interação de usuários, reinicie serviços ou suba novos servidores.
As inúmeras possibilidades de extensão das funcionalidades do Zabbix 3.0 facilitam a integração com sistemas de gerenciamento em qualquer ambiente, coleta de dados em sistemas financeiros, ferramentas de controle ambiental ou ainda dispositivos sofisticados de pesquisa. A API do Zabbix ofecere uma flexibilidade sem precedentes para efetuar integrações de duas vias com suas aplicações internas.
A estabilidade tem um papel importante, o Zabbix 3.0 será suportado por 5 anos e é compatível com agentes de todas as versões anteriores.
Descrições mais detalhadas de todas as funcionalidades do Zabbix 3.0 estão disponíveis em:https://www.zabbix.com/documentation/3.0/manual/introduction/features
Deixe as indisponibilidades no passado e esteja preparado para o que surgir pela frente. O Zabbix 3.0 já está disponível para download em: http://www.zabbix.com/download.php

Sobre a Plataforma de Monitoramento Zabbix

  • O Zabbix é uma plataforma madura para uso corporativo criada para monitoramento em tempo real de milhões de métricas coletadas em uma grande quantidade de servidores, maquinas virtuais, dispositivos de rede e aplicações, facilmente escalável para ambientes ainda maiores, o Zabbix está habilitado para coleta, análise e visualização de estatisticas precisas bem como metricas de desempenho, e também para notificar rapidamente usuários sobre problemas potenciais.
  • Arquitetura facilmente escalável utilizando metodos de monitoramento sem uso de agentes ou implantando os agentes nos alvos de monitoramento, proxies para um ambiente distribuído e um Zabbix server centralizado.
  • Auto descoberta de rede e implantação automatizada: dispositivos de rede podem ser encontrados e adicionados, sistemas de arquivos, interfaces de rede e outras entidades podem ser encontrados automaticamente.
  • Templates prontos para o Monitoramento de diversos ambientes
  • Monitore, virtualmente, qualquer coisa com as funcionalidades nativas ou com coletas customizadas
  • Interface web acessível de qualquer lugar
  • O Zabbix é open-source, escrito e distribuído sob a licença GPL (General Public License) e assim é livre para uso comercial e não comercial, ativamente utilizado em todos os setores da economia em quase todos os países do mundo

Sobre a empresa Zabbix SIA

Fundada em 2005, a Zabbix SIA é uma empresa global de desenvolvimento de software com escritórios na Europa, Estados Unidos e no Japão, e único desenvolvedor do software Zabbix que se transformou no ponto central de monitoramento de milhares de empresas ao redor do mundo, mantendo a infraestrutura de TI disponível e operacional, sendo que mais de 50 dessas empresas estão listadas entre as Fortune 500.
A Zabbix SIA disponibiliza uma ampla variedade de serviços comerciais como suporte técnico e consultorias, integrações, implantações e desenvolvimento personalizado bem como treinamentos ao redor do mundo. O foco principal é em uma abordagem flexível das necessidades do cliente, habilidades na entrega de serviços de primeira linha buscando atingir os objetivos definidos.

Contatos

Para conhecer mais sobre o Zabbix 3.0 e suas funcionalidades, contate Oskars Feldmanis em <oskars feldmanis (a) zabbix com>, ou visite nosso website em www.zabbix.com.
Telas em alta resolução estão disponíveis sob requisição.

simh - Projeto de Simulação da História da Computação

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2016

www.dicas-l.com.br



O Projeto de Simulação da História da Computação (The Computer History Simulation Project é um projeto baseado na internet que consiste de pessoas interessadas em restaurar historicamente o hardware e o software de sistemas que tiveram um papel relevante na história da computação.
O objetivo do projeto é criar simuladores de sistemas altamente portáveis e publicá-los como freeware na Internet, com cópias de software significativo ou representativo destes sistemas.
No momento atual, o projeto oferece simuladores para os seguintes sistemas:
  • Data General Nova, Eclipse
  • Digital Equipment Corporation PDP-1, PDP-4, PDP-7, PDP-8, PDP-9, PDP-10, PDP-11, PDP-15, VAX
  • GRI Corporation GRI-909, GRI-99
  • IBM 1401, 1620, 1130, 7090/7094, System 3
  • Interdata (Perkin-Elmer) 16b and 32b systems
  • Hewlett-Packard 2114, 2115, 2116, 2100, 21MX, 1000
  • Honeywell H316/H516
  • MITS Altair 8800, with both 8080 and Z80
  • Royal-Mcbee LGP-30, LGP-21
  • Scientific Data Systems SDS 940
  • SWTP 6800
O pacote está disponível para instalação em sistemas Debian GNU/Linux e derivados. Para instalar, digite:
  sudo apt-get install simh
Listando os simuladores disponíveis por meio do pacote simh, no diretório /usr/bin, temos os seguintes executáveis:
  pdp1, pdp4, pdp7, pdp8, pdp9, pdp15, pdp11, pdp10, vax, vax780, dgnova,
  eclipseemu, h316, hp2100, gri909, i1401, i1620, system3, altair, altairz80,
  id16, id32, sds, lgp, i7094, dtos8cvt, gt7cvt, macro1, macro7, macro8x,
  mtcvtv23, mtdump, littcvt, mtcvtodd, sfmtcvt, config11, sdsdump, mtcvtfix,
  mmdir, tp512cvt,
No portal do projeto, podem ser encontradas fotos de sistemas antigosartigos científicos sobre simulação e hardware histórico, software kits e muito mais.
Para quem participou da história da computação nos últimos 30 anos ou mais, vale a pena matar a saudade.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O que podemos aprender sobre escolha profissional com o filme O diabo veste Prada

Carlos Alexandre de Paula
Escritor, Palestrante e Coach

Fonte www.linkedin.com




“Aos trabalhos que pagam o aluguel”

Logo no começo do filme nos deparamos com a frase acima. A Cena se passa em uma mesa de bar onde quatro amigos discutem sobre o “emprego dos sonhos”. Andrea, ou Andy para os mais próximos, comemora o novo emprego em uma revista de moda. Não era a expectativa da jornalista Andrea trabalhar em uma revista de moda, mas frente às escassas oportunidades para aqueles que ingressaram recentemente no mercado de trabalho, ela aceita a proposta. Para Andrea seria um posto de transição até o momento que se posicionaria em outra vaga com as características do seu perfil.

A partir desse ponto do filme acompanhamos a jornada de Andy, vou me dar ao luxo de chamá-la assim, em seu novo emprego. Vamos situar Andy em seu novo emprego

Não conhece o mercado da empresa
Não se identifica com a cultura da empresa
Está ali para uma experiência de passagem, não como objetivo de carreira.
Talvez a grande maioria de nós ao ouvir essas características de um profissional, julgaria que sua carreira dentro da empresa não será longa, e que provavelmente seus resultados serão medíocres. Dentro da revista Runway a jovem jornalista tem como antagonista sua chefe Miranda. A editora chefe tem o inverso das características de Andy dentro da revista:

Conhece amplamente o mercado e exerce forte influencia sobre ele
Ajudou a moldar a cultura da empresa
Tem como objetivo permanecer naquele cargo mais que qualquer coisa.
A diferença entre ambas não está em uma metodologia de trabalho ou experiência na área. A verdadeira diferença entre ambas está nos valores, o que cada uma considera como importante. A experiente Miranda aceitou sacrificar dois casamento e ter pouco tempo com as filhas para construir sua posição na revista, aceita as mais difíceis escolhas pelo valor do status que sua posição confere, aceita até sacrificar os amigos. Do outro lado Andrea valoriza a família, o relacionamento e um jornalismo investigativo social.

Se as possibilidades da Andrea se mostravam mínimas dentro da revista, ela vai nos mostrando o contrario a isso no decorrer do filme. Miranda é a pessoa que desafia Andy a mostrar seu melhor, a movê-la da zona de conforto e expandir sua visão.

“Para mim estes dois cintos são iguais...” - Andrea

Você aceitou um trabalho? Busque informações do mercado, sua história, concorrentes e quais as perspectivas do negocio para o futuro. Andy menospreza a escolha do cinto para o vestido, mas faz isso pela ignorância que tem do negócio. Demonstra sua falta de interesse e desrespeito pelos colegas de trabalho.

 “Então desista, eu consigo outra pessoa para esse trabalho em menos de 5 minutos...Você não está tentando, você está se lamentando”  - Nigel

Se você aceitou um trabalho, pare de ficar culpando aos outros, sejam clientes, fornecedores, chefes, colegas de trabalho ou o mercado. Assuma sua responsabilidade para fazer dar certo, e se não quer estar lá, assuma a responsabilidade pela troca de emprego ou mudança de carreira. Essa postura faz diferença futura, ficar no “mi mi mi” não muda nada.

Andy aprendeu rápido o que precisava fazer para trabalhar ali. O que Miranda esperava dela, e como superar as expectativas da editora chefe. Mas se esqueceu de algo durante seu caminho, esqueceu-se de seus valores. Recordemos uma das últimas Cenas do filme:

“Você escolheu seguir em frente, se quiser essa vida estas escolhas são necessárias” - Miranda

“ E se eu não quiser isso...” - Andrea

“Todos querem isso” - Miranda

 Miranda podia conviver com suas escolhas porque eram coerentes com seus valores de status e o reconhecimento profissional que buscava. Andy deixou para trás namorado, amigos, família e colegas de trabalho. Não havia problema no local onde Andrea trabalhava, nem na chefe ou qualquer outra coisa, o problema era que Andy tomou para si  obrigações divergentes do que acreditava. Você conhece seus valores? O que é importante para você? Como você se vê daqui duas ou três décadas?

Saiba se direção na qual você está indo te leva para onde quer chegar, não trabalhe só para pagar o aluguel, e principalmente trabalhe em algo que esteja alinhado com seus valores, aí mesmo que seu salário só pague o aluguel, você vai ter um motivo a mais para levantar da cama todos os dias, saber que seu trabalho é a representação das coisas que você acredita e ama.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Programa NetFindersBrasil University




Motivação:

Até 2020, o Brasil precisa capacitar 750 mil novos profissionais de TI, para isso, o NetfindersBrasil, reconhecendo o papel fundamental que as Universidades, Institutos Federais, Centros Tecnológicos, Instituições de Pesquisa e Colégios Técnicos exercem para formar o profissional de TI de hoje e do amanhã, lança o programa Programa NetFindersBrasil University como mais um Instrumento a ser usado por estas Instituições na formação destes profissionais.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/brasil-precisa-de-750-mil-novos-profissionais-de-ti-ate-2020-aponta-brasscom/106201/

Objetivo:

Oferecer acesso gratuito, por um período limitado, aos cursos oferecidos em Modo Gravado pelo Blog NetFindersBrasil aos alunos das Instituições de Ensino que possuirem disciplinas em seus cursos cujo conteúdo programático tenha aderência aos tópicos ministrados em nossos cursos.

O que a iniciativa oferece:

- Acesso aos cursos oferecidos em Modo Gravado por um período de 30 dias;
- Fórum para solucionar dúvidas dos alunos via e-mail durante o tempo em que estes acessam o curso;
- Certificado de Participação para todos os alunos que obtiverem média maior ou igual a 70% nos Exames a serem oferecidos via Plataforma Moodle;
- Os resultados dos Exame Online poderão ser repassados aos Professores para que eles, caso julguem interessante, aproveitem nas Avaliações dos alunos.

Cursos em Modo Gravado oferecidos pelo Programa:

Introdução a Redes de Computadores
Preparatório para Certificação CCNA RS - 200-120
Fundamentos de BGP, Design e Estratégias de Implementação
Fundamentos de MPLS e VPN de Camada 3
QoS - Qualidade de Serviço para LANs e WANs

Como funciona?

Um representante da Instituição de Ensino (professor, instrutor, coordenador de curso, etc), através de e-mail corporativo que comprove sua ligação com a mesma, deve solicitar a inscrição de sua(s) turma(s) no programa, informando:

Nome da Instituição e Localidade onde atua
Nome do Curso
Quantidade de bolsas necessárias para contemplar todos os discentes do Curso
Conteúdo Programatico da Disciplina onde o curso será usado como Atividade Extra-Curricular
Datas em que pretende utilizar os Cursos em Modo Gravado

O NetFindersBrasil oferece o acesso ao curso desejado ao docente para que este avalie se o conteúdo é adequado a sua disciplina.

Os interessados deverão enviar e-mail com as informações descritas acima para: adilson.aflorentino@eamsoft.com.br

Iremos analisar todos os pedidos e atender as solicitações conforme a demanda.

Pacotão Service Provider - 5 cursos com um ano de acesso



O NetFindersBrasil está oferecendo a possibilidade dos Provedores de Acesso Internet qualificarem de forma remota sua equipe de trabalho, adquirindo um pacote de cursos com 365 dias de acesso.

Fazem parte do pacote oferecido:

Introdução a Redes de Computadores
Preparatório para Certificação CCNA RS - 200-120
Fundamentos de BGP, Design e Estratégias de Implementação
Fundamentos de MPLS e VPN de Camada 3
QoS - Qualidade de Serviço para LANs e WANs


Adquira agora o pacote de cursos http://netfindersbrasil.blogspot.com.br/

Tudo que precisamos é evitar a função "soneca" em nossas vidas


Fonte: https://www.linkedin.com



Só mais “cinco minutinho” podem custar muito caro na vida.

A maioria de nós tem um despertador em casa e sabe muito bem que negociar com ele é prerrogativa certa para perder o horário. Quando ele toca, não tem muito o que fazer, ou procrastinamos as coisas ou perdemos o timing delas. Na vida, também é assim.

Muitas pessoas dizem para mim que já perceberam que estão jogando seu tempo de vida em um lugar sem sentido. Sabem que já deu o prazo de validade, mas continuam sempre no status quo.

Já reparou que quanto mais ficamos preocupados com o despertador durante a noite menos tempo conseguimos dormir? É porque quanto mais queremos dormir rápido, mais sono vamos ter. No entanto, não acordar para a vida, já é permanecer dormindo.

Gostaria mesmo que a vida tivesse também um grande despertador que soasse barulhentamente em nossas realidades de tal modo que acordássemos de verdade para essa dormência de sentido que vivemos. É difícil, afinal, a maioria de nós só acorda para a vida depois de muitos “sonecas”. Às vezes, é tarde demais. Mas, nem sempre precisa ser assim.

Não existe prioridade no plural
Não tem como fazer uma lista de “prioridades” porque quando se trata de tarefas, teremos que focar em fazer algo bem feito para então passar para outras. Prioridades, no plural, já é falta de foco. Saber a importância das coisas é fundamental aprender a viver melhor.

Durante todo esse tempo de vida fazemos realmente muitas tarefas em nosso dia-dia. Algumas delas realmente são importantes. Algumas outras, não tem a menor importância.

As importantes são as que dão sentido à vida e podem até passar perto da satisfação que queremos atingir. As não importantes basicamente, servem somente para matar este nosso tempo aqui, no entanto, são geralmente as que mais ocupam nosso tempo.

Por isso, devemos nos perguntar: Qual a importância das coisas para a gente hoje?

Não espere a crise chegar para agir
Não precisa chegar a uma situação limite para entender isso. O que é felicidade, então? Pra mim, é apenas ter um propósito para viver. Não, não estou falando de planos e metas, mas de sentido. As felicidades — sim, no plural — que normalmente buscamos podem durar horas ou até dias, mas não vão durar para sempre.

Já a felicidade concreta — no seu sentido mais amplo — é um constante contentamento e não depende da oscilação de situações. Daí, a minha insistência na importância do tal sentido para viver.

Procurei investigar a felicidade dos realizados com cautela e dei de cara com uma obviedade singular, que de tão óbvio, acabamos não nos importando:Eles sabem que estamos aqui neste mundo por algum período de tempo que não sabemos ao certo quanto.



Todo mundo quer saber qual é o propósito da sua vida. Bem, diante disso tudo, a pergunta correta seria: O que estamos fazendo com a maior parte do nosso tempo de vida? Quanto foi o tempo perdido com coisas não tão importantes? A felicidade pode estar em responder essas perguntas antes que esse tempo de vida se esgote. É um jogo louco! E se dar conta que o play já foi acionado nos carrega para uma nova realidade.

Sonhar é acordar-se para dentro. Mario Quintana
O homem mais rico do mundo não são os milionários dos bancos, mas aqueles que tem o privilégio de fazer com o seu tempo o que bem entender e ser contente com isso. É hora de acordar de vez e deixar a dependência do “soneca” para quem ainda está dormindo.

Se você acha esse papo bobeira demais, é porque precisa continuar dormindo...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Descubra Agora o Erro #1 ao Investir no Tesouro Direto


Boatos sobre vírus

Colaboração: Marcos Pereira

Fonte: dicas-l.com.br


Não é recente a aparição e a proliferação de "hoaxes", ou mensagens falsas ou mesmo tumultuadas de virus na internet que se espalham por e-mail. Muitas vezes um individuo recebe uma mensagem de um amigo ou de alguma organização confiável alarmando pela existencia de algum novo virus. Normalmente estas mensagens pedem para que o individuo dê um "forward" para todas as pessoas que ele conheça.

O fenômeno conhecido como "Hoax" é bem conhecido e causa problemas para os servidores de mail e multiplica o número de rumores e tumultos que muitas vezes são mais danosos que o proprio virus.

Para evitar que usuários sob sua responsabilidade, ou mesmo pessoal abilitado desapercebido, continue a distribuir tais falsas mensagens existe uma boa homepage com artigos sobre o assunto na CIAC (http://ciac.llnl.gov/ciac/CIACHome.html).

Procure os links http://ciac.llnl.gov/ciac/CIACHoaxes.html e http://ciac.llnl.gov/ciac/CIACChainLetters.html onde informações esclarecedoras sobre o assunto podem ser copiadas e distribuídas entre administradores de systemas.

Recomenda-se também que um sumário dos artigos lá contidos seja passado aos usuários, evitando-se assim a proliferação de Falso Virus Alerta, etc., num futuro próximo.

Abaixo uma explicação do que é o CIAC:



"CIAC is the U.S. Department of Energy's Computer Incident Advisory Capability. Established in 1989, CIAC provides computer security services
  to employees and contractors of the United States Department of Energy. CIAC is an element of the Computer Security Technology Center
  (CSTC) and is located at the Lawrence Livermore National Laboratory. "

Boataria: uma clara demonstração de incompetência na vida e nos negócios

Fonte : www.linkedin.com

Por

Marcos Minoru Nakatsugawa
Conselheiro de Carreira




Acabo de ser lembrado, pela "Veja" desta semana de Carnaval, do linchamento de Fabiane Maria de Jesus, no Guarujá (SP), acusada [equivocadamente] de ser praticante de magia negra, contra crianças, em maio de 2014.

A cruel execução foi motivada por uma série de boatos que se espalharam, com velocidade, em função das redes sociais e da inoperância dos agentes institucionais de segurança da população - mas também pela sanha de pessoas supostamente normais em fazer justiça com as próprias mãos, demonstrando, assim, seu "poder" na sociedade.

Ainda sem grande influência de redes sociais, incipientes à época, difícil deixar de me lembrar do caso da "Escola Base", de São Paulo (SP) - que cometei em minha página do Facebook, há um bom tempo.

Em Psicologia Social, no IPUSP - Instituto de Psicologia da USP, estudei tanto esses fenômenos de "histeria social", que poderia me ater a uma análise técnica do fato.

Porém, o que trago à tona é o hábito pernicioso de pessoas, em geral - e há empresas, no universo corporativo, pródigas em estimular isso, em sua cultura organizacional -, que se apropriam de pseudoinformações, para dar vazão à boataria e à "fofoca", que combato veementemente, como profissional de gestão de pessoas e professor de comunicação que sou.

Deve existir alguma brecha, na Lei, que incrimine os "fofoqueiros", em sua origem. Os juristas de plantão que me ajudem. Boa oportunidade para abrir vagas em empresas, neste momento de crise, para quem tem foco no trabalho, não em boataria.

Multitail - monitoração simultânea de múltiplos arquivos de log

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de fevereiro de 2016

Fonte www.dicas-l.com.br





O comando Multitail permite que múltiplos arquivos de log sejam monitoradas em várias janelas em um terminal. O conteúdo dos arquivos de log pode ser combinado, filtrado e colorido.

De maneira similar ao programa tail, o comando multitail permite visualizar o conteúdo de um ou mais arquivos. A diferença é que ele cria múltiplas janelas em sua console, com ncurses. Podem ser usados wildcards: se um outro arquivo casar com o padrão, em uma data mais recente, o comando automaticamente chaveia para aquele arquivo. Desta forma podemos monitorar todos os arquivos de um diretório, como por exemplo, o diretório /var/log. Você pode mesclar o conteúdo de dois arquivos em uma única saída e, por meio de expressões regulares, colorir a saída, permitindo a identificação mais rápida de eventos que desejamos acompanhar.

Possui menus interativos para editar as expressões regulares e deletar ou adicionar janelas.


  1. Acrescentar novos arquivos a uma janela:
      multitail -Q /var/log/myprogram/log-2014*.txt
    
  2. Mesclar dois arquivos de log em uma janela:
      multitail /var/log/apache/access.log -I /var/log/apache/error.log
    
  3. Exibir três arquivos de log em duas colunas:
      multitail -s 2 /var/log/apache/access.log /var/log/messages /var/log/mail.log
    
  4. Exibir 5 arquivos de log, mesclando dois deles e colocando dois deles em colunas e apenas um na coluna da esquerda:
      multitail -s 2 -sn 1,3  /var/log/apache/access.log -I /var/log/apache/error.log /var/log/messages /var/log/mail.log /var/log/syslog
    
    Veja mais exemplos
    Para instalar em sistemas GNU/Linux e derivados, digite:
      sudo apt-get install multitail
    
    Esta dica é uma tradição livre de textos encontrados no portal do desenvolvedor.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Robot consegue resolver o cubo de Rubik em 1 segundo

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 26 de janeiro de 2016

fonte dicas-l.com.br







Os engenheiros de software Jay Flatland e Paul Rose construíram uma máquina que consegue resolver o cubo de Rubik em 1.1 segundos. A dupla está trabalhando para obter oficialmente o recorde mundial. O recorde atual para resolução por máquinas é de 3.253 segundos e o recorde mundial por um humano, Lucas Etter, é de 4.904 segundos. Se aprovados, eles conseguirão bater o recorde atual de maneira humilhante.

O robot foi construído usando uma combinação de GNU/Linux, Arduino, motores de passo e peças impressas em uma impressora 3D.

No vídeo os desenvolvedores explicam os fundamentos de seu trabalho e o que foi utilizado para construir o robot.

Alguém ainda duvida que as máquinas irão dominar o mundo? Eu nunca consegui resolver o cubo de rubik :-( Talvez seja algo para colocar na bucket list.

MSX: O que é isso, é marca de bicicleta?


Colaboração: Ricardo Takemura

Data de Publicação: 02 de fevereiro de 2016

fonte: dicas-l.com.br

Para quem não sabe, MSX era um computador pessoal de 8 bits fabricado nos anos 80 ou, em termos mais simples, é, mais ou menos, o pai do PC (familia X86). :P

Não se sabe bem o que a sigla significa, mas existem boatos: os mais "fortes" eram "MicroSoft eXtend", "Machine with Software eXchangeability"e "Matsushita Sony X-power".

Para quem tinha dinheiro naquela época (o que não era meu caso...), era o sonho de consumo de cada 10 entre 10 nerds (quem não queria jogar aqueles games com gráficos com mais de 16 cores!).

O interessante que o computador usava cartucho (tipo de video-game, como Atari 2600, Master System e NES) e fitas magnéticas (também chamadas de fitas K-7) -- esse, geralmente, era um acessório a parte do computador.

Quem tem saudades daquela época, pode baixar o emulador open-source chamada OpenMSX: http://openmsx.org/

Obs.: Sempre quis ter um HotBit da Sharp com o K-7: http://www.mci.org.br/micro/outros/hotbit.html

Como prevenir câncer: churrasco e cerveja

Fonte: http://hypescience.com/como-prevenir-cancer/

Como prevenir câncer churrasco e cerveja

Uma boa notícia para os amantes do famoso churrasco no final de semana, que também não abrem mão da cerveja para acompanhar: pesquisadores liderados por Isabel Ferreira, da Universidade do Porto, em Portugal, descobriram que a combinação aparentemente prejudicial à saúde pode auxiliar na prevenção do câncer.
Como sobreviver a um churrasco sendo vegetariano
De acordo com o estudo, publicado recentemente na revista científica “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, a cerveja é capaz de se unir às substâncias químicas cancerígenas criadas enquanto a carne é assada e consegue anulá-las.



Como prevenir câncer com churrasco e cerveja

Grelhar a carne confere um grande sabor à comida, mas o ponto negativo é justamente o processo que cria os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP). Segundo os cientistas, a carne de porco marinada em cerveja reduz a formação dos agentes causadores de câncer, em particular os HAPs, que podem danificar o DNA e aumentar o risco de câncer de cólon. Os resultados mostram que a cerveja preta, como a Pilsner escura, é a categoria que apresenta os melhores números e são capazes de reduzir mais da metade dos hidrocarbonetos em comparação com bifes que não foram marinados em cerveja.
Embora pareça apenas uma desculpa para abusar da bebida alcoólica e de carne vermelha, a pesquisadora Isabel Ferreira ressalta que os resultados vêm de diversas experiências sérias.
Uma forma de evitar a formação dos HAPs pode ser a aplicação de produtos químicos chamados antioxidantes que acabam com os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento dos hidrocarbonetos quando submetidos a altas temperaturas, como em uma churrasqueia. A cerveja, por sua vez, é rica em antioxidantes – na forma de melanoidinas – que se formam quando a cevada é torrada. Com isso em mente, Isabel e seus colegas adquiriram alguns tipos diferentes de cerveja, compraram uns bifes e foram testar sua teoria na churrasqueira.
Exército argentino ajuda a quebrar recorde mundial de churrasco
Um tipo de cerveja usado foi a Pilsner (pale lager). Outra cerveja utilizada no experimento foi a preta (de um tipo não declarado). Uma vez que as cervejas pretas possuem mais melanoidinas em comparação com as mais claras (porque, como o próprio nome sugere, as melanoidinas são responsáveis por dar cor à bebida), a hipótese de Isabel era de que os bifes mergulhados na cerveja preta formariam menos HAPs do que aqueles mergulhados na cerveja clara. Estes, ainda assim, deram origem a menos hidrocarbonetos do que as carnes de controle, que não foram marinadas em bebida alguma.
Quando cozidos, os bifes que não passaram pelo processo de ser marinado apresentaram uma média de 21 nanogramas (bilionésimos de um grama) de HAPs por grama de carne grelhada. As carnes marinadas na cerveja Pilsner tiveram, em média, 18 nanogramas. Já os bifes que haviam sido marinados na cerveja preta só registraram uma média de 10 nanogramas.
10 coisas que você não sabia sobre a cerveja
Na próxima vez que você for preparar um churrasco, além de separar as cervejas para serem bebidas por seus convidados, seria bom também você garantir um pouco de cerveja preta para prevenir seus amigos e familiares contra o câncer. Seu médico ficaria orgulhoso de você.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Quem apostou contra a Petrobras perdeu dinheiro — merecidamente



Postado por Paulo Nogueira

Fonte www.diariodocentrodomundo.com.br



E se você tivesse ouvido o que os suspeitos de sempre diziam sobre a Petrobras e o dólar e tomado decisões de investimento com base neles?

Suspeitos de sempre são os colunistas de economia e política, políticos como Aécio, FHC e Serra e consultoras de investimentos como a Empiricus, célebre por decretar o fim do Brasil.

Bem, numa palavra, você estaria frito.

A Petrobras tinha sido destruída, diziam. Cada queda das ações da empresa era posta na manchete e comemorada. O G1 passou a acompanhar as oscilações do dólar em tempo real, como se o país tivesse se desgovernado economicamente.

Leitores que levam a sério os suspeitos de sempre teriam vendido suas ações da Petrobras e comprado todos os dólares possíveis. A Empiricus manteve, semanas seguidas, um anúncio com o seguinte título: “Dólar a 4”.

E então, em vez da tragédia anunciada, você vê as ações da Petrobras se recuperarem, puxadas pelos investidores estrangeiros, e o dólar se acomodar na casa de 3,1, patamar em torno do qual deve permanecer ao longo de 2015.

Você vê também, escondido no noticiário, que a Shell gastou muitos bilhões para se aproximar da Petrobras no pré-sal. O presidente da Shell falou exatamente o oposto do que os suspeitos de sempre estavam dizendo sobre a Petrobras.

Com uma diferença: a Shell alicerçou suas palavras com muito dinheiro, enquanto os abutres com certeza certamente não mexeram em suas próprias carteiras.

Quantas vezes você leu, durante a queda momentânea, quanto valor de mercado tinha perdido a Petrobras? Todos os contadores de ocasião tinham ignorado, antes, a extraordinária valorização da empresa desde 2003. Agora mais uma vez: desde janeiro, os papeis se valorizaram mais de 40%. Onde os gráficos e tabelas que mostram quanto isso representa em valor de mercado?

Com todo o respeito, quem caiu nessa esparrela merece o prejuízo por não ter aprendido, depois de tanto tempo, a ver o caráter político, tendencioso e frequentemente desonesto dos diagnósticos e das previsões dos suspeitos de sempre.

Em algum momento, imagino, alguém irá à Justiça cobrar os abutres pelas perdas financeiras decorrentes das opiniões de quem quer ver o Brasil no buraco a qualquer preço.

Repito: lamento por você que acreditou em quem não merece fé nenhuma, mas não posso deixar de dizer que você mereceu.

Só falta agora você vestir a camisa do Brasil e ir amanhã às ruas protestar contra Dilma, responsável por não ter feito a Petrobras afundar como deveria para você ganhar dinheiro.

Profissional de TI é desvalorizado pelo mercado ou por ele mesmo?

Maurício Silva
Analista de Segurança da Informação
www.linkedin.com

 Se você trabalha diretamente com tecnologia da informação com certeza já ouviu muito se dizer de que o profissional de TI é desvalorizado pelo mercado. Por outro lado as empresas cobram cada vez mais conhecimento, e segundo uma parte destes trabalhadores, pagam extremamente pouco quando levamos em consideração o salário em relação não apenas ao conhecimento, mas a experiência adquirida.

Este debate, obviamente, já passou por muitas mutações, pois tudo que envolve meritocracia relacionada ao salário é motivo de discussão e divergências de opiniões. Este fato ganhou muito mais força com o surgimento dos sindicatos já no final do século XVIII e começo do século XIX, movido pela consolidação da revolução industrial.

                           Tecnologia da Informação por ser uma profissão relativamente nova se comparado a muitas outras, é a que mais se fala hoje em termos de desvalorização principalmente pela geração Y, geração a qual faço parte. Porém ao fazermos uma analogia com qualquer outra profissão que seja mais antiga, como por exemplo o Direito, Engenharia ou até mesmo a Medicina e perguntarmos para profissionais consolidados nestas ou até mesmo no ramo de TI qual o segredo do sucesso ou do reconhecimento verdadeiro, certamente ouviremos a célebre frase: - O segredo é suor e muito trabalho!


É uma ilusão achar que informação é formação. Hoje por termos (geração Y) o acesso a muita informação nos iludimos simplesmente achando que conhecemos muito, e certamente merecemos ganhar mais, muitas vezes suprimidos pelo desejo do consumismo ou reconhecimento imediato. É muito fácil estudar Direito, muito fácil estudar Medicina e também muito fácil estudar Tecnologia da Informação, mas em contrapartida é muito difícil se tornar um Advogado, muito difícil ser um Médico, e não é diferente com a Tecnologia.
Enquanto a geração Y reclamar apenas por salário melhores e não olhar para si próprio pelo viés que não seja o dinheiro, veremos grandes analistas/profissionais se consolidando e os demais ficando para trás. Acredito que as gerações mudam, porém o mercado profissional é um só e sempre será.

A batalha por salário e reconhecimento deve começar dentro de nós mesmos, refletindo sobre o que realmente queremos para nossa carreira, e principalmente se as nossas ações condizem com os nossos objetivos, se realmente merecemos o famoso Home Office, coisa que está totalmente fora de cogitação para um Engenheiro, Professor, Advogado e principalmente para o dono ou Diretor de qualquer empresa por um motivo óbvio, a valorização do fator humano!

Por favor não me ligue, me mande um email



Colaboração: Tiago Baciotti Moreira
Data de Publicação: 05 de janeiro de 2016
Fonte: dicas-l.com.br



Por favor não me ligue, me mande um email
Como você deveria estar usando mais seu email e menos seu celular

Se tem algo que aprendi nos anos que trabalhei como analista de sistemas é que as pessoas tem a memória muito curta, se esquecem facilmente das coisas que solicitam e até mesmo dos compromissos e concessões que fazem.

É por isso que sempre preferi a comunicação escrita, email ou memorandos internos, que telefonemas ao acertar/ajustar/combinar qualquer requisito ou solicitação de clientes de projetos que trabalhei.

É interessante pensarmos que antes do telefone a comunicação era essencialmente escrita através de cartas escritas a mão. Na verdade até mesmo os livros eram todos escritos a mão, processo que os tornava caros e de difícil acesso para a população. Depois com a invenção da imprensa por Guttenberg e a impressão de livros (a Bíblia foi o primeiro livro a ser impress+ houve uma aceleração na forma como a informação é transmitida. Um tempo depois o telefone apareceu e depois com o email nós tivemos uma espécie de junção nas duas formas de comunicação pois temos velocidade na entrega da mensagem e o retorno à mensagem escrita.

Mas voltando para a essência do que quero conversar com você, eu acredito que o uso do email tem uma série de vantagens pois ele nos permite uma definição clara da mensagem pois leva o emissor da mensagem a pensar e buscar escrever de forma intelígivel o que deseja passar. Tá, eu também as vezes recebo emails que preciso ler umas 2 ou 3 vezes até entender o que a outra pessoa quis dizer, mas não é a regra ;+

O email também nos permite rastreabilidade pois você pode acompanhar as respostas e interações com os devidos ajustes. Além disso o email nos permite envolver mais pessoas na conversa. Embora essa tecnologia já tenha mais de 45 anos (o primeiro email foi enviado em 197+ muita gente às vezes se confunde ao utilizá-la. Eu acho que você já sabe disso, mas vamos lá algumas sugestões:

O campo To (para) é o destinatário do email. CC vem de Carbon Copy e BCC de Blind Carbon Copy que é uma cópia do email sem que os demais integrantes saibam. Use isso corretamente.
Se você enviar uma mensagem solicitando alguma informação e não obtiver resposta, mande a segunda mensagem ENCAMINHANDO a primeira pois aí você terá o histórico que já tentou fazer o contato uma primeira vez. Se não receber retorno, encaminhe mais uma vez o email pois aí você já terá 3 tentativas. Se ainda não receber resposta escalone o problema enviando para o superior da pessoa.
Não existe essa de "não vi meu email". É a comunicação corporativa padrão até que outra melhor entre em uso. Até lá as pessoas tem obrigação de checar seus emails.
Se você decidir qualquer coisa através de uma ligação telefônica imediatamente envie um email para seu interlocutor dizendo que "Conforme conversamos agora a pouco ficou definido que...". A mesma coisa vale para uma conversa com uma ou mais pessoas.
Quando fizer uma reunião você não precisa se preocupar em ter um modelo de documento bonito com o logo da sua empresa e o nome de "Modelo de Ata de Reunião". Não, coloque no assunto do email Ata de renião XX-XX-XX e coloque no corpo do email os campos Convidados Presentes, Convidados Ausentes, Principais Pontos e Ações. No campo ações coloque as decisões que foram tomadas os responsáveis pelos próximos passos e a estimativa de conclusão. Acredite, ter seu nome listado em "convidados ausentes" te fará pensar melhor antes de faltar da próxima reunião.
Ah, coloque no final da sua ata que "Caso tenham qualquer sugestão favor enviar até XX/YY caso contrário a ata será aprovada" e coloque pelo menos dois dias úteis.
Quer mandar um recado rápido? Escreva diretamente no assunto precedendo por NNTO:. Exemplo: "NNTO: Não poderei ir na reunião hoje, explico depois.". O acrônimo NNTO significa "No Need To Open" ou "Não há necessidade de abrir" deixando claro que o assunto já diz tudo.
Na verdade eu sempre preferi usar o email porque posso decidir a hora de responder. Se você está no meio de uma especificação funcional ou codificando algo e o telefone toca você perde a linha de raciocínio. Converse com sua família e amigos e explique que você não pode atender o telefone o tempo todo e mantenha-o sempre no silencioso.

Algo que também em minha opinião deve ser evitado é você ao estar conversando com alguém em uma reunião formal ou informal parar a conversa para atender uma ligação telefônica. Errado, foque no que está fazendo e depois retorne as ligações caso necessite.

Cuidado com mensagens de whatsapp/sms. Algumas pessoas acreditam que uma vez tenham enviado essa mensagem estão tranquilos e tudo está resolvido e com certeza você receberá a mensagem. Nem todos os SMS são entregues e nem sempre a mensagem do whatsapp/telegram chega no momento certo. E alguns, eu por exemplo, desabilito todas as notificações do celular e vejo whatsapp/twitter 2 vezes ao dia somente. Por isso sempre deixe bem alinhado com seus colegas de trabalho que a comunicação formal é o email, ponto.

Na verdade são pequenas observações que faço baseado em minha experiência pessoal e tem funcionado. Fiquem a vontade para comentar abaixo ;+

Unimecafy: um conto GNU


Colaboração: Anahuac Gil

Data de Publicação: 29 de janeiro de 2016

Fonte: dicas-l.com.br

Ricardo era uma criança especial. Ele percebia as coisas de uma forma diferente. Nem todos entendiam o que ele dizia e ele, quase nunca, entendia o que os demais queriam dizer. - Como é isso de "querer dizer"? Por que não dizem as coisas claramente? Perguntava Ricardo para sua mamãe. Com a paciência que só as mães tem, ela sempre lhe dizia o mesmo - As pessoas tem medo de serem rejeitadas e por isso insinuam mais do que falam, pois falar as coisas exatamente como são, termina por magoar os demais. Ricardo sempre fingia entender, mas essa explicação nunca foi satisfatória. Ricardo, então, continuava a ser direto e objetivo na sua honestidade, afastando as pessoas, mas acreditando cada vez mais que a verdade e o bem sempre prevaleceriam.

Como toda criança Ricardo adorava brincar com seus carrinhos e bonecos, vídeo games e bolas, bicicleta e jogar pião. Mas seu favorito sempre foi o Lego. A possibilidade de libertar a imaginação ligando os bloquinhos de plástico era indescritível! - Olha mamãe, juntei todas as peças que tenho e fiz esse carro com 22 rodas, 19 portas, um elevador, todos os bonecos, cavalinhos e até uma árvore no topo! Ricardo era o orgulho de seus pais.

Ricardo cresceu um pouco e seu pai lhe presenteou com um outro tipo de brinquedo de montar: Unimecafy. Este tinha parafusos, porcas, roldanas, cubos, conectores, rodas e placas perfuradas para que tudo isso pudesse ser interconectado. - Que irado! Isso sim é algo que pode levar minha imaginação a um nível muito mais avançado! Pensou Ricardo. E assim, sem perder, tempo, ele começou a bolar as coisas mais estranhas e fantásticas com as novas peças. O que mantinha tudo junto eram os parafusos e para apertá-los ele precisava usar a chave de fenda que veio no brinquedo. Esta não era uma chave de fenda comum, pois ela tinha ranhuras específicas que se encaixavam nos parafusos, que também não eram comuns.

Ir à escola, fazer os deveres, estudar, comer, o Lego e todo o resto perderam a graça. Havia uma vontade enorme de usar o Unimecafy para criar ferramentas que ajudassem em seu dia a dia. Ricardo fez um passador de páginas do seu livro, uma escala para aumentar o tamanho de um desenho, um apoio giratório para seu Globo e muitas outras coisas superúteis. - Serei um inventor! E poderei ajudar as pessoas com minhas fantásticas invenções. Confessou Ricardo ao seu pai.

Um dia Ricardo descobriu que seu amigo Alan também tinha ganho um Unimecafy e o convidou para brincarem juntos. Quando Alan chegou com sua caixa de peças, ambos pensaram a mesma coisa e falaram juntos: - vamos juntar todas as nossas peças! Vamos construir a maior de todas as invenções! Então limparam um canto do quarto, despejaram todas as peças juntas e colocaram a mão na massa. Em poucos minutos eles já estavam imaginando o tamanho, forma e peças que precisariam para fazer o fantástico escorregador de bolas de gude. E começaram a separar as partes que precisariam. Ricardo fez a base bem sólida, enquanto Alan fez os trilhos por onde as bolas iam passar. Agora só faltava juntar e fixar bem as partes.

Ele tentaram juntá-las colocando uma sobre a outra mas as duas partes não encaixavam. Ele perceberam que a furação das placas perfuradas eram diferentes! E não era só isso os parafusos e as chaves de fenda eram diferentes também. - Ricardo, acho que não vamos conseguir encaixar isso. Disse Alan. - Mas temos que conseguir, afinal o seu é um Unimecafy e o meu também é! Não pode ser! Então com suas caixas de Unimecafy, Ricardo e Alan foram falar com o pai de Ricardo para tentar entender o que havia de errado.

— Papai, Alan e eu estamos tentando juntar estas partes de nossos Unimecafys e não estamos conseguindo. Você pode nos ajudar? Disse Ricardo
— Deixe-me dar uma olhada nessas partes. Hummm, interessante, isso é um escorrego de bolas de gude, certo? Comentou o Pai.
— Sim, estivemos trabalhando nisso por algumas horas, essa parte na sua mão esquerda é a base e na direita o trilho. Interveio Alan.
— Olha, deve ter algo errado, veja os buracos das placas da base feita com meu Unimecafy não encaixam com os buracos das placas dos trilhos feitos com o Unimecafy de Alan! Explicou Ricardo
— Isso não faz muito sentido. Comentou o Pai. - Mas eu tenho uma ideia. Vamos ler o manual de instruções.
Na capa do manual, em letras enormes estava escrito: "O Unimecafy foi desenhado para lhe prover uma experiência única. Use sua imaginação para criar tudo o que quiser!" - Isso é promissor, pensou o Pai. Então ele continuou lendo e procurando por uma explicação. Passou pela sessão de descrição das partes, do funcionamento do brinquedo, do uso correto da chave de fenda, dos cuidados com o manuseio, da garantia e da assistência técnica autorizada. Na última página, ele encontrou o que buscava.

"O Unimecafy foi feito para ser utilizado apenas pela pessoa que pagou pelo direito de usá-lo. Não é permitido o compartilhamento de suas partes e componentes com mais ninguém. A única forma de garantir o uso exclusivo pelo seu portador, é fazer peças diferentes que não possam ser encaixadas com outros Unimecafys."

— Entendeu Ricardo? Esse é um brinquedo para brincar sozinho. Disse o Pai depois de ler.
— Mas pai! Assim não é divertido, não é legal! Reclamou Ricardo
— Verdade tio! Assim não dá! Apoiou Alan
— É assim que as coisas são meu filho. Assunto encerrado. Agora me deixem ler o jornal. Finalizou o Pai.
Alan ficou tão desapontado que arrumou seu Unimecafy e foi para casa. Ricardo não conseguia aceitar a sentença de que as coisas são assim. Ele sabia que tinha que fazer algo para conseguir encaixar as peças dos Unimecafys. Como seria possível aceitar que todas as crianças do mundo não podiam brincar juntas com seus Unimecafys? Porque seu brinquedo favorito não era compatível com os demais? Como juntar todas as invenções maravilhosas de todas as crianças se os Unimecafys não poderiam ser interligados? Pensando nisso, o sono foi maior, e ele adormeceu.

Em seus sonhos havia um grande espírito que lhe dizia: - Você pode encontrar uma solução! Este é o seu destino! Você poderá libertar todos os Unimecafys! - Como? Como? Ecoava a sua voz no sonho. E o espírito lhe disse o que ele já tinha percebido - Crie um Unimecafy livre, onde todas as peças se encaixem, e ensine as outras crianças a como fazer isso elas mesmas!

Na manhã seguinte Ricardo sabia exatamente o que tinha que fazer: criar seu próprio conjunto de peças, placas, parafusos e chaves de fenda. E não só isso, mas contar para todas as demais crianças como fazer o mesmo. As crianças e ele mesmo poderiam, finalmente, juntar suas imaginações, juntar as suas ideias e juntar suas peças!

Durante muito tempo ele desenhou cada uma das peças, cada um dos parafusos, cada uma das placas perfuradas e escreveu um manual de como fazê-las. Então mostrou todo o conjunto ao seu amigo Alan e juntos eles melhoraram ainda mais os desenhos e o manual. E agora juntos decidiram mostrar tudo para todos os amigos da escola, do bairro, do clube, da igreja e de todos os lugares onde iam. E cada dia, mais e mais crianças da sua cidade conseguiam fazer, criar e usar seus próprios Unimecafys livres, que se encaixavam uns com os outros. Em seguida, crianças de todo o país souberam da novidade e não demorou muito para que o Mundo inteiro soubesse e quisesse fazer parte disso. Então todas as sugestões foram levadas em conta e as peças foram ficando cada vez melhores e mais divertidas.

Quando um canal de TV decidiu fazer uma entrevista com Ricardo para entender o porquê, ele disse: - porque eu sou uma criança e sei que nenhuma criança pode ter sua imaginação presa por muito tempo. Todos temos o direito de compartilhar nossas ideias e dividir nossas conquistas.

Ele havia sido objetivo e honesto como sempre e o entrevistador não entendeu muito bem. Mas os fabricantes do Unimecafy entenderam e perceberam que Ricardo estava completamente certo. Desse dia em diante eles só fabricaram peças que podiam se conectar umas as outras e inclusive às peças, parafusos e chaves de fenda feitas por Ricardo, Alan e todos os demais colaboradores do mundo inteiro.

Este site simula o sistema Windows 95 no seu navegador

Windows 95


Fonte http://exame.abril.com.br/


São Paulo – O sistema operacional Windows 95 foi um dos mais importantes para a Microsoft nos anos 1990. Mas computadores com esse software já são raridade atualmente e muitas pessoas sequer tiveram contato com ele.

Quem quiser ter a experiência de usar um PC de última geração de 1995 pode acessar o site do projeto de Andrea Faulds, uma desenvolvedora escocesa de 19 anos, que adaptou o Windows 95 para funcionar em navegadores de internet de computadores atuais.

Não é necessário instalar nada na sua máquina, já que todo o sistema é executado em JavaScript, uma linguagem que pode ser interpretada por browsers. Ao entrar na página, basta clicar no botão "start".

Publicidade

Ao rodar o Windows 95, você pode jogar Paciência (ele será encontrado como "Solitaire", seu nome em inglês) ou mesmo se aventurar em linhas de comando no DOS.

Faça o teste dessa versão do Windows 95 no seu computador neste site – que não requer cadastro.